segunda-feira, 10 de outubro de 2016


 

                              UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Faculdade de Educação – PEDAGOGIA EAD
Curso: PEDAGOGIA
Disciplina: Conteúdos e Metodologias da Matemática II
Carga Horária: 90 horas
Ano: 2016
Semestre:
Módulo: 17
Unidade: 3
Professora: Eliane Aparecida de Souza Oliveira
 
 
Professor (a): Eliane Aparecida de Souza Oliveira
Polo: Nanuque
Aluno (a): Maria Rodrigues de Almeida
 
Atividade V - Unidade 3
Medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa.
 
Faça uma análise das charges abaixo e liste informações, conceitos entre outros pontos importantes a cerca do estudo de medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa por você evidenciados.
 
 
(A)
Há vários instrumentos adequados para medir a largura e o comprimento de objetos, o professor pode usar na sala de aula outros recursos para ajudar o aluno a entender melhor a disciplina. São os instrumentos de medida não convencionais. As medidas não convencionais são usadas no nosso dia a dia e uma vez que o professor insere essa modalidade nas atividades escolares o aluno consegue interpretar melhor a matéria. No caso da charge o professor sugere que usem como medida o sapato, para não gerar duvidas entre os alunos, faz-se necessário que o professor explique detalhadamente sobre como usar essa medida, no caso do sapato, há de diversos tamanhos. Situações assim faz com que o aluno consiga interpretar e interagir mais com o conteúdo apresentado.
 
 
 
 
 

 

(B)

 Descobrir a capacidade e volume são habilidades matemáticas introduzidas na educação infantil e ensinadas em outras séries com níveis mais elevados. Para ensinar noções de volume é importante que o professor trabalhe atividades práticas onde os alunos possam visualizar o resultado e interpretá-lo

Para obter o resultado os alunos deverão usar a balança para pesar a massa e a fita métrica para saber quantos milímetros de água tem em cada copo.

 



 (C)

Trabalhar noções de espaço (distância) através de jogos e atividades lúdicas sempre são boas opções, são mais eficaz e divertida. Ao explorar objetos e ambientes variados, a criança vai montando uma representação do espaço e aprende a se orientar por pontos de referência.

Pedro vai usar as medidas quilômetro/metro para saber a área percorrida e descobrir a caminho mais curto.


 

 

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário