domingo, 26 de fevereiro de 2017


Faça um diário das leituras/fichamentos e da construção da lógica de raciocínio que você utilizou para elaborar o seu artigo científico.

Eu tive dificuldades na construção do artigo, talvez, devido for leiga no assunto e não ter todo o material necessário, a biblioteca da nossa cidade é muito escassa e, não consegui bons livros que debatessem sobre o assunto. A falta de um professor orientador foi muito sentida, mas, por fim, espero ter conseguido ter pelo menos uma ideia do que é um Artigo.

Para contribuir na construção do tema escolhido, alguns autores foram fundamentais com seus pensamentos e ideias, destacando: (TFOUNI, 2002), (FERREIRA, 2010), (VYGOTSKY, 1991), (FERNÁNDEZ 1990), (FONSECA, 1995). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo com foco principal a ação pedagógica do professor.

 FICHAMENTO DE CITAÇÕES:

Citação direta:

Conforme a ABNT (2002), a transcrição textual é chamada de citação direta, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

Citação indireta:

Conforme a ABNT (2002) A citação indireta se caracteriza como uma espécie de paráfrase das ideias de um determinado autor, ou seja, o pesquisador, por meio de suas próprias palavras, interpreta o discurso de outrem, contudo, mantendo o mesmo sentido. Outro aspecto que deve ser levado em conta é a necessidade de o autor (ou os autores) e o ano em que a obra foi publicada serem mencionados.

 

FONSECA, V. da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995.

 

“Dificuldades de Aprendizagem (DA) é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático. (FONSECA, 1995, p.71)”

 

 

SCOZ, Beatriz, Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. 6Ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

 

“A família é a instituição educacional mais importante, de maior projeção, responsável pela educação do caráter, da afetividade e do universo emocional e moral de cada cidadão. Quem tem uma família bem estruturada terá maior facilidade em aprender e a se desenvolver na escola em qualquer nível. (apud ANDRADE1999, p.12)”

 

 

ANDRADE, Claudimara. Dificuldades de Aprendizagem. Monografia

(Especialização em Psicopedagogia) - FAFIJAN, Faculdade de Jandaia do Sul, 1999.

 

“(...) alfabetização, em sentido comum, é o ensino das técnicas de leitura e escrita. Entretanto, como a leitura e escrita são apenas instrumentos para a formação humana, constituindo parte do processo educativo tomado como um todo, o termo alfabetização tem hoje um sentido mais amplo e funcional, abrangendo a soma de conhecimentos, habilidades, hábitos e atitudes que permitem ao indivíduo não só apossar-se dos elementos culturais entesourados pela humanidade através da linguagem escrita, mas, sobretudo, participar de maneira mais consciente e efetiva na vida comunitária. (ANDRADE, 1999, p.15)”.

 

 

 Na perspectiva de Vygotsky (1991, p. 89) “a aprendizagem é o resultado da interação dinâmica entre a criança com o meio social”, sendo que o pensamento e a linguagem recebem influencias do meio em que convivem.

 

Entretanto, Campos (1997, p. 103) acredita que o problema da dificuldade de aprendizagem nas escolas é proveniente de fatores reversíveis e não há causas orgânicas.

 

 Embora se tenha consciência das complexidades de fatores decorrentes das dificuldades de aprendizagem, segundo Ferreira (2010, p. 70), “serenidade, organização, responsabilidade, trabalho e empenho ajudam a enfrentar os desafios”.

 

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