PREFEITURA MUNICIPAL DE NANUQUE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
%
|
|
PLANO DE METAS – ANO 2015
|
Quando
|
Responsável
|
|
100%
|
Meta 01
|
200 DIAS LETIVOS E 800 HORAS
|
|
SME
E INSTITUIÇÕES DE ENSINO
|
|
|
Ações
|
Reunir
com todos os funcionários da escola para esclarecimento do cumprimento do
calendário escolar.
|
Março
|
||
Monitoramento
do cumprimento dos dias letivos e h/a
|
Março a Dez
|
||||
Monitoramento
de reposição de dias letivos (sábados)
|
Março a Dez
|
||||
|
|||||
Monitoramento
da pontualidade e assiduidade de professores
e funcionários
|
Março a Dez
|
||||
|
|||||
|
|
|
|
|
|
100%
|
Meta 02
|
FREQUÊNCIA DO PROFESSOR E DEMAIS
FUNCIONÁRIOS
|
|
SME
E
INSTITUIÇÕES DE ENSINO
|
|
|
Ações
|
Definir
critérios para faltas justificadas
|
Março a Dez
|
||
Esclarecimento
sobre o instrumento de avaliação
|
Março a Dez
|
||||
|
|||||
Composição/
divulgação dos membros (funcionários) da comissão da avaliação
|
Março a Dez
|
||||
|
|||||
Definir
critérios para avaliação
|
Março a Dez
|
||||
|
|||||
Instrumento
de avaliação profissional para todos os funcionários da escola
|
Setembro
|
||||
Estimular o
aperfeiçoamento profissional da equipe pedagógica e do corpo docente.
|
Março a Dez
|
||||
Definir e publicar o planejamento, as
metas e os objetivos da escola.
|
Março a Dez
|
||||
Realizar
atividades com os docentes que possibilitem as trocas de experiências e
compartilhamento de conteúdos trabalhados.
|
Março a Dez
|
||||
Promover
dinâmicas que melhorem a motivação e a autoconfiança da equipe
|
Março a Dez
|
||||
|
|||||
|
|
|
|
|
|
100%
|
Meta 03
|
FREQUÊNCIA DOS ALUNOS
|
|
|
|
|
Ações
|
Monitoramento
da pontualidade e assiduidade dos alunos
|
Março a Dez
|
INSTITUIÇÕES DE ENSINO
|
|
Promover eventos
sociais para interação comunidade /escola: * Festa Junina; * Torneio;
*Intercambio;
*Exposição
(atividades); *cinema;*Palestras:
Saúde, Drogas, Adolescência, DST’s; * Auditórios,
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
Levantamento
e avaliação dos programas sociais
|
Maio
|
||||
Palestra
para a comunidade com o Conselho Tutelar (Advogado, Assistente Social,
Psicólogo)
|
Junho
|
||||
|
Em
caso extremo encaminhar fichas (FICAR) para o Conselho Tutelar.
|
Março a Dez
|
|||
|
Proporcionar
momentos de discussão com os pais e
alunos.
|
Março a Dez
|
INSTITUIÇÕES DE
ENSINO
|
||
|
Sensibilizar
os pais da importância da escola na vida do ser humano (seu filho)
|
Março a Dez
|
|||
|
15%
|
Reduzir a taxa
de abandono da escola
|
Março a Dez
|
||
|
|
Desenvolver
ações de atendimento e cuidado oftalmológico aos estudantes.
|
Março a Dez
|
||
|
|
|
|
||
|
|
Desenvolver
atividades pedagógicas fora da sala de aula:
ler, contar histórias, fazer desenhos
|
Março a Dez
|
||
|
|
|
|
|
|
5%
|
Meta 04
|
REPROVAÇÃO POR FALTA
|
|
|
|
|
Ações
|
Monitoramento
de frequência dos alunos
|
Março
a Dez
|
INSTITUIÇÕES
DE
ENSINO
|
|
|
|||||
Elaboração
de gráficos sobre a frequência dos alunos
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
Apresentação
dos gráficos aos alunos e a comunidade escolar durante reuniões
|
Bimestral
|
||||
|
|
Incentivar
a presença constante dos pais em reuniões na escola.
|
Março a Dez
|
||
|
|
Concentrar
esforços nas séries e disciplinas
críticas
|
Março a Dez
|
||
|
|
Realizar ações orientadas para as turmas
com maiores taxas de reprovação.
|
Março a Dez
|
||
|
|
|
|
|
|
95%
|
Meta 05
|
APROVAÇÃO DOS ALUNOS DE 1° ANO A 4ª DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
|
|
|
|
Ações
|
Implementar reforço escolar em horário diferenciado
|
Março a Dez
|
INSTITUIÇÕES
DE
ENSINO
|
|
Acompanhamento
e avaliação do desempenho dos alunos
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
Reunir
com pais dos alunos que estão com baixo desempenho
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
Montar
gráficos do resultado do baixo desempenho
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
Reunir
com professores para análise dos gráficos e reestruturar novas ações
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
|
|||||
Projeto
de Leitura e Produção de texto vinculado a Biblioteca
|
Março a Dez
|
||||
|
|
Propiciar momentos de leitura diária nas diversas
disciplinas
|
Março a Dez
|
INSTITUIÇÕES
DE
ENSINO
|
|
|
|
Realizar
avalição diagnostica dos alunos
|
Trimestral
|
||
|
|
Elevar o IDEB
dos Anos Iniciais
|
Março a Dez
|
||
|
|
Elevar os
resultados de Matemática na Prova Brasil
|
Março a Dez
|
||
|
|
Elevar os
resultados de Língua Portuguesa na Prova Brasil
|
Março a Dez
|
||
|
|
Promover
reuniões sistemáticas com os pais/ responsáveis.
|
Março a Dez
|
||
|
|
Adotar mecanismos que garantam a participação dos
diversos segmentos da comunidade escolar em decisões coletivas.
|
Março a Dez
|
||
|
|
Adquirir/ampliar
o acervo bibliográfico da escola.
|
Março a Dez
|
||
|
|
Adequar as salas
de aula às necessidades pedagógicas.
|
Março a Dez
|
||
|
|
|
|
|
|
95%
|
Meta 06
|
APROVAÇÃO DOS ALUNOS DE 5ª A 8ª DO
ENSINO FUNDAMENTAL
|
|
|
|
|
Ações
|
Aplicação
de avaliação do desempenho/diagnóstica
do aluno
|
Semestral
|
INSTITUIÇÕES
DE
ENSINO
|
|
Acompanhamento
bimestral do aluno através de gráficos e registros
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
Reunir
com pais dos alunos que estão com baixo desempenho
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
Montar
gráficos do resultado do desempenho
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
Reunir
com professores para análise dos gráficos e reestruturar novas ações
|
Bimestral
|
||||
|
|||||
Programa
Gestão Nota 10 (Progestão)
|
Março a Dez
|
||||
Elevar em 5 % o IDEB dos Anos Finais
|
Março a Dez
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Realizar
atividades de conscientização de docentes, pais e estudantes quanto à
importância da proteção do tempo de aprendizagem dos estudantes.
|
Março a Dez
|
INSTITUIÇÕES
DE
ENSINO
|
|
|
|
Implantar/Realizar
atividades de reforço escolar em horários diferenciados
|
Março a Dez
|
||
|
|
Elevar os
resultados de Matemática na Prova Brasil
|
Março a Dez
|
||
|
|
Elevar os resultados de Língua Portuguesa na Prova
Brasil
|
Março a Dez
|
||
|
|
|
|
|
|
|
Meta 07
|
ATENDIMENTO A ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE 1° ANO A 4ª SÉRIE
|
|
|
|
|
Ações
|
Diagnósticos dos alunos em distorção idade
série na unidade escolar
|
Março a Dez
|
INSTITUIÇÕES
DE
ENSINO
|
|
Criar um plano de intervenção
pedagógica
|
Março a Dez
|
||||
|
|||||
|
|||||
Programa Circuito Campeão
|
Março a Dez
|
||||
Acompanhamento e avaliação dos alunos
com distorção idade/série
|
Março a Dez
|
||||
|
|
|
|
|
|
|
Meta 07
|
ATENDIMENTO A ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE 5ª A 8 ª SÉRIE
|
|
INSTITUIÇÕES
DE
ENSINO
|
|
|
|
Implantar
programas de aceleração dos alunos da idade série
|
Março a Dez
|
||
|
|
Reforço escolar em turno oposto vinculado a
biblioteca
|
Março a Dez
|
||
|
|
Projeto de
leitura e Produção de textos no ambiente virtual (laboratório de informática), jogos e
programas educativos, Inclusão digital
|
Março a Dez
|
||
|
|
Concentração
de esforços nas turmas e disciplinas críticas
|
Março a Dez
|
||
|
|
|
|
|
|
|
Meta 08
|
ALFABETIZADOS AO FINAL DO 2°
ANO -07 ANOS
|
|
INSTITUIÇÕES
DE
ENSINO
|
|
|
Ações
|
Estudos em alfabetização direcionados
a professores de Ed. Infantil, 1° e 2° anos.
|
Março
a Dez
|
||
Sondagem, diagnósticos e
acompanhamento dos alunos da Educação Infantil, 1° e 2° anos.
|
Março
a Dez
|
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Meta 09
|
AMPLIAR, O NÚMERO DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
|
|
|
|
|
Ações
|
|
Março a Dez
|
|
|
Promover a discussão da organização dos tempos e espaços no
processo de ensino e aprendizagem, nas diferentes formas de atendimento
|
Março a Dez
|
||||
|
|||||
|
|||||
|
|
|
|
|
|
|
Meta 10
|
GARANTIR QUE 100% DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DISCUTAM OS
SEUS CURRÍCULOS E REDEFINAM O SEU PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO.
|
|
|
|
|
|
Reorientação Curricular do Ensino Fundamental
|
Março a Dez
|
||
|
|
Possibilitar às Unidades Educacionais de Ensino Fundamental
a revisão da sua prática educativa e do seu Projeto Político-Pedagógico, por
meio de discussão do currículo e reorientação com base nas Diretrizes
Curriculares Nacionais para cada etapa da Educação Básica;
|
Março a Dez
|
||
|
|
Promover a discussão da organização do processo de ensino e
aprendizagem em Ciclos;
|
Março a Dez
|
||
|
|
|
|
|
|
|
Meta 08
|
GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
|
|
|
|
|
Ações
|
Programa Mais Educação
PNAIC
(Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)
PIP ( Programa de Intervenção na
idade certa
AABB Comunidade
|
Março
a Dez
|
||
|
Março
a Dez
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário